Provando ROI do MDM: Será que você está falando a linguagem certa?

October 25 2017

Esta publicação no blog é uma recapitulação do recente webinar feito pela Stibo Systems com John Radcliffe: "Criando um Business Case para MDM e Como Entregar Valor ao Negócio". Você pode assistir a versão completa on-demand aqui, sempre que desejar.

Qualidade de dados, Governança de dados e Gestão de dados mestres (MDM), são temas muito interessantes, eu mesmo, posso conversar e ouvir o dia inteiro sobre o assunto sem me cansar. Mas se precisamos falar com o Executivo Sênior, um Executivo C-level, VP ou Diretor, as chances de obtermos atenção necessária sobre o tema cai drasticamente.

De acordo com John Radcliffe, ex-analista do Gartner e atual analista independente de Gestão de dados, uma das questões mais recorrentes que ele recebe é: Como comprovar o valor do MDM e entregar o Business Case. E há boas razões para isso, pois as métricas tradicionais de qualidade de dados geralmente se concentram em precisão, qualidade, credibilidade, reputação, integridade, relevância, oportunidade, moeda, integridade, acessibilidade e segurança.

Mas o CEO não quer saber sobre a pontualidade ou a acessibilidade. Ao contrário, ele quer saber o que isso significa para o negócio - em termos financeiros. Então, para provar o valor das iniciativas de Gestão de dados, você precisa começar a falar um tipo diferente de linguagem: Negócio e ROI (Retorno de Investimento).

 

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Show me the money!

A monetização de dados é a disciplina de gerar benefícios econômicos mensuráveis a partir de dados. Então, como podemos aplicar a monetização de dados ao mundo do MDM?

Podemos falar sobre três resultados financeiros potenciais do MDM:

  1. Oportunidade. O MDM pode permitir o crescimento e outros resultados positivos, como o aumento da receita e do lucro, proporcionando uma melhor experiência do cliente, permitindo uma introdução mais rápida do produto, movendo-se eficientemente para novos modelos de negócios, etc.
  2. Custo. O MDM pode ajudar a manter os custos sob controle, otimizando os processos de ponta a ponta, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.
  1. Risco. O MDM pode ajudar a cumprir conformidade e gerenciar riscos, como riscos legais, compliance, financeiros e regulamentos.

Mas como as empresas medem esses valores? De acordo com John Radcliffe, envolvendo métricas de negócios e as pessoas responsáveis por eles.

As organizações têm quatro métricas diferentes de negócios:

  • Métricas financeiras: receita, lucros, EPS, etc.
  • As métricas estratégicas: satisfação do cliente, retenção, etc.
  • As métricas do processo: cliente on-boarding, introdução de novos produtos, fluxos de produtos, etc.
  • As métricas operacionais: qualidade dos dados, etc.

Para cada uma dessas métricas, existe um responsável de áreas diferentes - pessoas que estão extremamente focadas em como suas métricas estão sendo executadas e que estão sempre procurando aprimorá-las. Para mostrar o valor potencial do MDM, você deve se concentrar nas métricas estratégicas e nas métricas do processo e envolver as pessoas responsáveis na construção de seu business case.

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Pergunte a eles quais são seus desafios e como suas métricas poderão melhorar. Algumas das respostas serão relacionadas aos dados. Agora, você deve obter financiamento envolvido e fazer a matemática para o que realmente significaria se algumas de suas dores relacionadas a dados pudessem desaparecer ou reduzir. O que significaria financeiramente, por exemplo, se o tempo necessário para obter o lançamento de novos produtos fosse de 60 dias para 14 dias?

Uma vez que você tenha os três conjuntos de partes interessadas - Negócios, TI, Finanças - na mesa, você tem base para provar o valor do MDM e a capacidade de falar em um idioma que a alta administração entenderá. Onde o negócio está em primeiro plano e como fazer isso (tecnicamente falando) em segundo plano.

Obtenha mais ferramentas, dicas e insights sobre a criação de um business case para MDM e a entrega de valor comercial, assistindo a gravação do nosso webinar on-demand gratuito, apresentado por John Radcliffe (em inglês):

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For two decades I’ve helped businesses find solutions to a variety of challenges. Today those challenges focus on how to extract value from your master data. If you want to talk about how to do this, and how you can develop a more inclusive data culture, please email me at michael.lonnon@stibosystems.com.



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