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Provando ROI do MDM: Será que você está falando a linguagem certa?

October 25 2017

Esta publicação no blog é uma recapitulação do recente webinar feito pela Stibo Systems com John Radcliffe: "Criando um Business Case para MDM e Como Entregar Valor ao Negócio". Você pode assistir a versão completa on-demand aqui, sempre que desejar.

Qualidade de dados, Governança de dados e Gestão de dados mestres (MDM), são temas muito interessantes, eu mesmo, posso conversar e ouvir o dia inteiro sobre o assunto sem me cansar. Mas se precisamos falar com o Executivo Sênior, um Executivo C-level, VP ou Diretor, as chances de obtermos atenção necessária sobre o tema cai drasticamente.

De acordo com John Radcliffe, ex-analista do Gartner e atual analista independente de Gestão de dados, uma das questões mais recorrentes que ele recebe é: Como comprovar o valor do MDM e entregar o Business Case. E há boas razões para isso, pois as métricas tradicionais de qualidade de dados geralmente se concentram em precisão, qualidade, credibilidade, reputação, integridade, relevância, oportunidade, moeda, integridade, acessibilidade e segurança.

Mas o CEO não quer saber sobre a pontualidade ou a acessibilidade. Ao contrário, ele quer saber o que isso significa para o negócio - em termos financeiros. Então, para provar o valor das iniciativas de Gestão de dados, você precisa começar a falar um tipo diferente de linguagem: Negócio e ROI (Retorno de Investimento).

 

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Show me the money!

A monetização de dados é a disciplina de gerar benefícios econômicos mensuráveis a partir de dados. Então, como podemos aplicar a monetização de dados ao mundo do MDM?

Podemos falar sobre três resultados financeiros potenciais do MDM:

  1. Oportunidade. O MDM pode permitir o crescimento e outros resultados positivos, como o aumento da receita e do lucro, proporcionando uma melhor experiência do cliente, permitindo uma introdução mais rápida do produto, movendo-se eficientemente para novos modelos de negócios, etc.
  2. Custo. O MDM pode ajudar a manter os custos sob controle, otimizando os processos de ponta a ponta, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.
  1. Risco. O MDM pode ajudar a cumprir conformidade e gerenciar riscos, como riscos legais, compliance, financeiros e regulamentos.

Mas como as empresas medem esses valores? De acordo com John Radcliffe, envolvendo métricas de negócios e as pessoas responsáveis por eles.

As organizações têm quatro métricas diferentes de negócios:

  • Métricas financeiras: receita, lucros, EPS, etc.
  • As métricas estratégicas: satisfação do cliente, retenção, etc.
  • As métricas do processo: cliente on-boarding, introdução de novos produtos, fluxos de produtos, etc.
  • As métricas operacionais: qualidade dos dados, etc.

Para cada uma dessas métricas, existe um responsável de áreas diferentes - pessoas que estão extremamente focadas em como suas métricas estão sendo executadas e que estão sempre procurando aprimorá-las. Para mostrar o valor potencial do MDM, você deve se concentrar nas métricas estratégicas e nas métricas do processo e envolver as pessoas responsáveis na construção de seu business case.

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Pergunte a eles quais são seus desafios e como suas métricas poderão melhorar. Algumas das respostas serão relacionadas aos dados. Agora, você deve obter financiamento envolvido e fazer a matemática para o que realmente significaria se algumas de suas dores relacionadas a dados pudessem desaparecer ou reduzir. O que significaria financeiramente, por exemplo, se o tempo necessário para obter o lançamento de novos produtos fosse de 60 dias para 14 dias?

Uma vez que você tenha os três conjuntos de partes interessadas - Negócios, TI, Finanças - na mesa, você tem base para provar o valor do MDM e a capacidade de falar em um idioma que a alta administração entenderá. Onde o negócio está em primeiro plano e como fazer isso (tecnicamente falando) em segundo plano.

Obtenha mais ferramentas, dicas e insights sobre a criação de um business case para MDM e a entrega de valor comercial, assistindo a gravação do nosso webinar on-demand gratuito, apresentado por John Radcliffe (em inglês):

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