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Master Data Management: O Ponto de Vista de um Novato em MDM

November 08 2017


Confesso que antes de começar a trabalhar na Stibo Systems, e apesar dos meus 17 anos de experiência trabalhando na indústria da tecnologia, meu conhecimento sobre MDM era muito limitado. Tive a percepção inicial de que se tratava de outra tecnologia de inteligência de negócio (BI). Mas não é.


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O problema com as tecnologias de BI é que elas são tão boas quanto os dados que as alimentam, utilizando uma frase grosseira: garbage in, garbage out. Então, percebi rapidamente que o MDM desempenha um papel muito mais fundamental no gerenciamento efetivo de dados.

Utilizando o que aprendi até o dia de hoje, vou tentar resumir o MDM com uma breve descrição:

O MDM conecta dados de silos internos e fontes externas diferentes para criar uma visão de alta precisão de 360 graus dos dados do cliente e do produto, simplificando o processo de venda e a retenção de clientes.

Com a implementação correta e estratégia de dados, o MDM pode ajudá-lo a vender mais para um número maior de pessoas, porque melhora a sua capacidade de gerenciar o relacionamento entre produtos e clientes. Para simplificar: você pode ver mais e participar melhor.

Com o MDM atuando como o centralizador dos dados, suas ferramentas de BI podem começar a agregar valor. Você obtém mais informações sobre como, o que e onde seus clientes compram. Informações sobre onde há bloqueios em sua cadeia de suprimentos e onde os investimentos em produtos e serviços produzirão retornos mais elevados. Isto entre outros benefícios.

Sei que faço soar como algo simples e honestamente, acredito que é. Tentar disfarçar um MDM como algo tão complexo seria uma divergência da verdade. Outra coisa que notei durante o meu curto período de tempo nesta posição é que não há nada rápido e simples sobre a realização de um projeto MDM.

Trabalhamos com clientes em projetos comerciais de grande escala, muitas vezes global, envolvendo stakeholders, escritórios e uma ampla gama de processos e tecnologias de negócios de todo o mundo. Obviamente, colocar sua casa em ordem com a tecnologia centralizada levará tempo, para não mencionar muito planejamento e manutenção cuidadosa.

Se você já esteve envolvido em projetos de tecnologia em larga escala, então não estou lhe dizendo nada que você já não conheça. E a minha intenção não é te dizer que um MDM é algo diferente disso, pois não é. No entanto, é a ferramenta mais importante em seu arsenal na luta para gerenciar e usar a inundação de dados para obter um efeito lucrativo.

Eu também perguntei, no início, por que não usar seus sistemas ERP e CRM para gerenciar seus dados? Mas simplesmente, eles não conseguem lidar com isso. Tanto eles, como os sistemas transacionais, não funcionam bem como bancos de dados relacionais, e não são projetados para aumentar a precisão dos dados.

Todos sabemos que a quantidade de dados gerados está aumentando, e com isso,  nossa compreensão dos nossos clientes, suas necessidades e drivers. Mas é o que você faz com essa informação que conta.

Li muito sobre o impacto do MDM em diferentes indústrias, mas existe um benefício universal que eu acho que se relaciona com todos, independentemente do que eles fazem e de quem eles servem e é o seguinte:

Com uma maior compreensão do cliente, é mais fácil criar produtos e serviços para atender a uma necessidade específica e, quando for possível, você verá que é muito mais fácil vender e reter seus clientes.

Depois de passar pelo treinamento do produto STEP MDM (e certamente não tenho uma mentalidade técnica), testemunhei em primeira mão como novos produtos podem ser criados e implementados em minutos. Aprendi:

  • Como você pode visualizar e gerenciar dados conectados de várias fontes em uma única visualização
  • Como os dados estão conectados através de outros sistemas comerciais
  • Como seus clientes obtêm uma experiência amplamente melhorada que aumenta as vendas

E muito mais.

 


Michael commercialise des solutions technologiques depuis près de deux décennies au niveau des fournisseurs, des partenaires et des agences. Chez Stibo Systems, Michael est responsable de la commercialisation de nos solutions MDM à travers l'Europe, à ces entreprises qui sont confrontées à la capacité d'utiliser leurs données pour améliorer l'engagement des clients et augmenter les ventes.
Despite his youthful appearance, Michael has been marketing technology solutions for nearly two decades at vendor, partner, and agency level. At Stibo Systems, Michael is responsible for marketing our MDM solutions across Europe, to those enterprise businesses who are challenged by the ability to use their data to improve customer engagement and increase sales.
Trotz seiner jugendlichen Erscheinung vermarktet Michael Lonnon seit fast zwei Jahrzehnten auf Hersteller-, Partner- und Agenturebene Technologielösungen. Bei Stibo Systems ist er für die europaweite Vermarktung unserer Stammdatenlösungen verantwortlich und unterstützt zukunftsorientierte Unternehmen dabei, mithilfe ihrer Daten die Kundeninteraktion zu verbessern und den Umsatz zu steigern.



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