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Os Consumidores Omnicanal Aproximam Cada Vez Mais o Mundo Digital do Mundo Real

August 07 2017

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Pense na última vez que você visitou uma loja através de canais digitais, através de uma página web ou um aplicativo que hoje em dia são tão comuns e fáceis de usar. Quando se trata de uma loja de roupa, por exemplo, você tem a opção de conferir as últimas tendências da sua marca preferida pela internet antes de visitar a loja física e tornar o processo de compra mais rápido e efetivo. Mesmo que você não perceba isso na correria do dia a dia, esta jornada te converte em um consumidor Omnicanal.

Varejistas ou revendedores bem sucedidos se concentram na forma de se comunicar e nos pontos de contato, independentemente do canal. Portanto, estão adotando um foco holístico para melhorar a experiência do consumidor em relação a marca.

O relatório da Universidade de Massachusetts (MIT) revela que  80% dos consumidores que compram em uma loja física, verificam os preços online antes de visitar a loja e um 1/3 acessa a informação através de dispositivos móveis enquando está dentro da loja física.
Estes resultados demonstram que os consumidores estão interagindo com marcas através de múltiplos canais.

A chave para o sucesso de omnicanalidade é uma informação precisa e consistente. No geral, as empresa possuem dados fragmentados e armazenados em múltiplos sistemas. Quando isso ocorre, a informação do produto ou cliente não é consistente e cada sistema aponta um registro diferente. Cada um desses registros duplicados evolui de forma independente, o que pode causar confusão, erros, problemas de logística, de conformidade e toda uma série de consequências custosas que ao final se transformam em uma má experiência de seus consumidores (Customer Experience).
No Varejo Omnicanal, os consumidores usam mais de um canal de vendas para comprar. Portanto, é imprescindível ter informação precisa e consistente em todos os canais.

E é nesse momento que o termo  Gestão de Dados Mestres (MDM) faz todo o sentido e traz muito valor para as empresas, que devem buscar ferramentas que lhes permitam ter Governança de Dados evitando dados fragmentados em diferentes silos dentro da organização.

Para oferecer uma boa experiência Omnicanal aos seus clientes, você deve começar pela centralização de dados do seu negócio!

Sua aplicação está impactando modelos de negócios, processos e especialmente o relacionamento e a experiência com seu cliente, portanto a demanda de identificar tecnologias capazes de uma abordagem adequada que gere uma estratégia digital flexível e adaptável, de acordo com as necessidades e estrutura da organização ou processo, deve começar pela informação.

Conseguir o enriquecimento e a manutenção adequada de dados mestres unificados e gerenciados da melhor maneira, trará vantagens em precisão, qualidade e integridade, aumentando rapidamente os indicadores de produtividade, eficiência e vendas da sua empresa.

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