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Os benefícios de criar Golden Record de Clientes

August 14 2017

Mas antes de começar, se você ainda não está familiarizado com o termo, deixe-me explicar o que é um Golden Record de Clientes.

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Hoje, seus clientes estão interagindo com você em mais plataformas do que nunca, e os dados desses clientes ficam armazenados em vários sistemas dentro da sua empresa.

Por exemplo, o cliente A, que tem seguro de vida, pode ser o marido do cliente B, que tem um seguro de saúde crítico. Os domínios desconectados armazenam essas informações como se fossem entidades não relacionadas. Outro exemplo é: se o cliente A comprou um seguro de carro e, separadamente, um seguro médico, e como os registros não são correspondências exatas, você acaba com várias versões da conta do mesmo cliente. O resultado é uma série de ações separadas de serviço, vendas e marketing que não conseguem enxergar o cliente como único e consequentemente oferecem uma experiência ruim ao cliente.

Para alcançar uma experiência verdadeiramente pessoal e única; Para apoiar processos regulatórios; Para maximizar a oportunidade de vendas de cada cliente, você precisa ver esses registros separados como um só.

O resultado da consolidação de todas as contas de um mesmo cliente para um registro único é um Golden Record.

O desafio da consolidação dos dados do cliente e produto surge quando essas informações são mantidas em locais separados; Por exemplo: ERP, CRM, E-commerce, SAC, Sistemas Financeiros, etc.

O método mais rápido e econômico para alcançar essa consolidação, sem exigir nenhum investimento de hardware adicional, é inserindo uma camada de integração de dados gerenciados.Vale a pena o esforço porque criar um Golden Record traz muitos benefícios, como esses 4 principais:


Aumentar as vendas

Ter uma visão única do cliente permite que você compreenda mais sobre suas necessidades – e que você ofereça produtos relevantes para suas circunstâncias, aumentando as oportunidades de up-sell e cross-sell, serviços e produtos mais adaptados às necessidades desse cliente.

Também permite que você crie um conjunto de processos de vendas previsíveis que definam atividades de trigger com base em ações de clientes. Isso significa que você nunca correrá o risco de perder as oportunidades de vendas porque o processo de engajamento para fazê-las acontecer ocorre automaticamente.

Aqui está o resultado: um estudo da InfoQuest descobriu que um "cliente totalmente satisfeito" contribui 2,6 vezes mais em receita do que um "cliente insatisfeito". Além disso, um "cliente totalmente satisfeito" contribui com 14 vezes mais receita do que um "cliente insatisfeito".

Melhorar a retenção de clientes

Ao fornecer produtos mais relevantes para cada uma das necessidades exclusivas do seu cliente significa que ele está mais propenso a se sentir conectado e a confiar em você e na empresa.

E quando os clientes se sentem valorizados, são menos propensos a mudar.

Colocando isso em ação você consegue utilizar sistemas automatizados para enviar mensagens a clientes. No caso de seguradoras, por exemplo, existem clientes que podem ser afetados por condições climáticas adversas por viverem em uma região que tem inundações regulares; Como forma de engajamento, podem ser criadas ações para enviar automaticamente e-mails e informações sobre políticas de seguro e dicas de segurança para esses tipos de situações.

Este tipo de engajamento só é possível se você tiver Golden Record de clientes, caso contrário, os dados simplesmente não seriam confiáveis o suficiente para você se envolver em um nível tão pessoal.

Apoiar o controle regulatório

Com o ambiente regulatório mudando continuamente à medida que os regulamentos são alterados e adotados, você precisa ter controle sobre seus dados para garantir a conformidade.

A automatização de políticas de governança de informações que usam gestão de qualidade de dados, enriquecimento de dados, fluxo de trabalho, gerenciamento de dados e painéis, é essencial para o monitoramento de KPIs de governança de dados.

É impossível fazer isso com múltiplas versões de cada registro de clientes.

Apoiar a tomada de decisões empresariais

Segundo uma pesquisa e relatório da Capgemini, 56% dos entrevistados afimou que "silos organizacionais" são o maior impedimento para a tomada de decisões efetivas.

Imagine, então, a vantagem que a sua empresa ganharia, saneando seu dados para um formato consistente e preciso e utilizando isso para basear as principais decisões empresariais.

Você estará em uma posição muito melhor para prever as tendências do mercado e o comportamento do cliente e assim responder de forma mais rápida.

A capacidade de gerenciar as relações entre a Golden Records para entender melhor o valor total de cada cliente e o impacto comercial permitirá que você direcione os investimentos em serviços e produtos de maneira mais rentável.

O Golden Record é o seu Bilhete de Ouro

Os clientes são a força vital do seu negócio, mas o quão conectado é a sua visão de quem eles são, o que eles compram, onde eles compram, como eles compram? Como você relaciona as dependências desse cliente?

A criação de uma fonte única da verdade, preenchida com uma visão consolidada de Golden Record dos dados do cliente em toda a empresa é vital para identificar corretamente as informações certas, no momento certo.

 

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Michael commercialise des solutions technologiques depuis près de deux décennies au niveau des fournisseurs, des partenaires et des agences. Chez Stibo Systems, Michael est responsable de la commercialisation de nos solutions MDM à travers l'Europe, à ces entreprises qui sont confrontées à la capacité d'utiliser leurs données pour améliorer l'engagement des clients et augmenter les ventes.
Despite his youthful appearance, Michael has been marketing technology solutions for nearly two decades at vendor, partner, and agency level. At Stibo Systems, Michael is responsible for marketing our MDM solutions across Europe, to those enterprise businesses who are challenged by the ability to use their data to improve customer engagement and increase sales.
Trotz seiner jugendlichen Erscheinung vermarktet Michael Lonnon seit fast zwei Jahrzehnten auf Hersteller-, Partner- und Agenturebene Technologielösungen. Bei Stibo Systems ist er für die europaweite Vermarktung unserer Stammdatenlösungen verantwortlich und unterstützt zukunftsorientierte Unternehmen dabei, mithilfe ihrer Daten die Kundeninteraktion zu verbessern und den Umsatz zu steigern.



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