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9 sinais que indicam que você tem problemas com seus dados

April 27 2018

Armazenamento em nuvem, conformidade regulamentar, violações de segurança - a lista de fatores que levaram as empresas a fazer alterações na maneira como gerenciam dados nos últimos anos é infinita. Combine isso com o aumento drástico nos dados que a maioria das organizações agora detém, e você acaba com uma situação altamente desafiadora (e potencialmente perdeu oportunidades de negócios).

Dê uma olhada no seu próprio cenário de dados. Se qualquer um dos seguintes ítens lhe for familiar, pode ser que você tenha um problema de dados que precisa ser corrigido. Em breve.

  1. Seu departamento de TI acha que não é responsável pela sua proteção de dados

    Com um aumento no número de empresas que optam por terceirizar o gerenciamento de todos os aspectos de sua infraestrutura de TI, muitas equipes de TI acreditam que seu (s) provedor (es) de serviços de tecnologia são responsáveis pelo controle de dados.

    Um estudo de 2017 revelou a estatística alarmante de que 69% das organizações acreditaram erroneamente que “a proteção de dados, a privacidade de dados e a conformidade eram de responsabilidade do provedor de serviços em nuvem”.

    Quando se trata de segurança e conformidade, seja no local ou na nuvem, sua organização é muito responsável por todas as informações que você possui e não pelos provedores de serviços de terceiros que você usa.

    Vale a pena também considerar isso: os dados são de responsabilidade de toda a empresa e não apenas de você mesmo ou de qualquer departamento, especialmente se você quiser obter os resultados mais lucrativos a partir dele. É por isso que você deve considerar os dados como um desafio de negócios e não apenas como um desafio de dados.

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  2. Você sofreu uma violação de dados

    A frequência e a gravidade das violações de dados estão aumentando:

    No Brasil, as violações ou ataques de segurança cibernética duplicaram em 2017, causando prejuízos de US$ 22 bi em empresas brasileiras.

    Se a sua organização não proteger os dados pessoais ou financeiros que detém, sua empresa estará em risco. As repercussões de uma violação de dados tornada pública podem ter um impacto devastador na reputação de uma empresa, fazendo com que os preços das ações caiam como nos casos da Equifax e da Clarksons.

    Também é importante notar que, quanto mais dados você tem, mais valioso se torna para os hackers, já que as empresas que detêm dados pessoais eletrônicos em clientes têm mais probabilidade do que a média de ter tido violações.

  3. Você está ficando sem capacidade de armazenamento

    À medida que o volume de dados que você mantém aumenta, seus recursos de armazenamento diminuem. E um aumento na capacidade de armazenamento significa um aumento nos custos. No entanto, muitas empresas nem sequer sabem a natureza dos dados que estão preenchendo seu valioso espaço de armazenamento, já que “mais de 50% dos arquivos armazenados pelas organizações eram de natureza 'desconhecida”.

    Agora, as empresas estão percebendo que precisam se afastar de um sistema que "salva tudo" para um que seja capaz de identificar e armazenar apenas dados essenciais à empresa e que ofereçam informações valiosas ou críticas para os negócios.

    As funcionalidades de gerenciamento de dados, como a sincronização de dados, bem como a matching & linking para evitar duplicação, ajudam a armazenar apenas o que você precisa.

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  4. Você não está preparado para o GDPR

    O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrará em vigor em 25 de maio de 2018 na Europa. As penalidades por não cumprimento são severas para violações graves com potencial para que as empresas sejam multadas em 20 milhões de euros ou até 4% de seu faturamento anual mundial.

    O GDPR constitui uma mudança radical nas regulamentações de proteção de dados, e as empresas devem tomar medidas para garantir que todos os funcionários assumam a responsabilidade pela maneira como os dados são mantidos e gerenciados.

    Seu primeiro passo deve ser avaliar se seus sistemas estão preparados para gerenciar os requisitos do regulamento, incluindo os direitos do seu cliente de receber informações justas e transparentes sobre o processamento de seus dados, o direito de acesso e o direito de retificação.

    O próximo passo é investir em tecnologia que possa mesclar, limpar e gerenciar informações pessoais para criar um registro confiável que elimine dados desatualizados, incompletos ou conflitantes. Como resultado, você poderá identificar e obter dados quando necessário e demonstrar o gerenciamento de consentimento de conformidade com o GDPR às autoridades relevantes.

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  5. Suas fontes de dados não estão vinculadas

    Você cresceu como empresa e suas origens de dados aumentaram. Mas o gerenciamento de dados ficou descentralizado. Este é um problema comum para muitas empresas, especialmente para aqueles que operam internacionalmente, aqueles com operações nacionais em larga escala, ou qualquer empresa que adquira outros.

    Organizações que trabalham com sistemas legados fragmentados geralmente não conseguem utilizar seus dados. Eles correm o risco de não conformidade com os novos regulamentos se não puderem mostrar como suas informações foram coletadas.

    Isso não significa que você precisa substituir seus sistemas atuais. Mas eles precisam ser capazes de "conversar" uns com os outros. Somente depois que seus sistemas diferentes tiverem sido vinculados e sua arquitetura de dados padronizada, você poderá iniciar o processo de enriquecimento de dados para obter informações valiosas de suas informações. Como resultado, você poderá oferecer produtos e serviços mais direcionados e personalizados para seus clientes.

  6. Você não pode tirar proveito de novas fontes de dados

    A Internet das Coisas (IoT), o termo usado para descrever dispositivos conectados a uma rede que se comunica entre si, resultou na produção e na disponibilidade de ainda mais dados.

    O valor desses dados vem dos insights que ele pode trazer. Por exemplo, a manutenção preventiva é viável se você puder monitorar um dispositivo ou equipamento e ver como ele se comporta ao longo de um período de tempo - com a possibilidade de corrigir problemas antes que eles se tornem catastróficos (e caros de reparar).

    Esse tipo de dado permite que você tome decisões conscientes e forneça à sua organização o tipo de insight que pode ser usado para estimular a inteligência artificial, mas somente se você tiver uma plataforma que possa aproveitar e manipular os dados que está gerando.

  7. Você não está pronto para inteligência artificial

    The ability to use machine learning and algorithms to inform business decisions could be transformative for you. For instance, “Business leaders believe AI is going to be fundamental in the future with 72% citing it as a ‘business advantage'” and ”61% of those who have an innovation strategy said they’re using AI to identify opportunities in data that would otherwise be missed.” Yet many companies are lagging behind when it comes to paving the way for its use.

    Investing in data management has become a means of putting a data infrastructure in place that will one day allow organization to harness the benefits of artificial intelligence. 

    A capacidade de usar aprendizado de máquina e algoritmos para informar decisões de negócios pode ser transformadora para você. Por exemplo, “Líderes empresariais acreditam que a IA será fundamental no futuro, com 72% citando-a como uma 'vantagem comercial'” e ”61% daqueles que têm uma estratégia de inovação disseram estar usando a AI para identificar oportunidades em dados que, de outra forma, seriam perdidas ”. No entanto, muitas empresas estão ficando para trás quando se trata de pavimentar o caminho para seu uso.

    Investir em gerenciamento de dados tornou-se um meio de implementar uma infraestrutura de dados que um dia permitirá à organização aproveitar os benefícios da inteligência artificial.

  8. Suas ferramentas de analytics estão examinando conjuntos de dados imprecisos

    A análise de dados permite examinar conjuntos de dados para tirar conclusões sobre as informações que eles contêm.

    Novas técnicas de avaliação de dados oferecem a capacidade de obter mais inteligência de seus dados. A AI pode ser usada para reformular informações para oferecer ações inteligentes, enquanto as análises da IoT permitem a manutenção preditiva.

    Em resumo, se você puder usar a análise de dados para extrair insights valiosos de negócios, estará em posição de desenvolver e lançar novos produtos, criar novas oportunidades de vendas e oferecer aos clientes uma melhor qualidade de serviço.

    Você precisa ter processos e sistemas em funcionamento que limpem as informações armazenadas para que você possa usar ferramentas de análise de dados para obter insights significativos a partir de conjuntos de dados precisos, em vez de fazer com que analisem informações imprecisas (e, portanto, inúteis).
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  9. Você não está entregando a seus clientes o que eles querem

    Seu marketing não está valendo a pena? Você está tendo um número grande abandono de carrinho de compras? Você não consegue entregar os produtos que os consumidores estão pedindo, rápido o suficiente? Seus funcionários em pontos de contato de atendimento ao cliente têm problemas para oferecer o alto nível de serviço que os clientes desejam?

    Então é muito provável que os dados de seus clientes sofram de uma abordagem de gerenciamento descentralizada e isolada.

    No centro de sua estratégia de dados devem estar seus clientes e o serviço que você fornece a eles.

    Juntamente com a conformidade, a criação de uma experiência de cliente consistente está no topo da agenda para a maioria das empresas, uma vez que os consumidores de hoje exigem níveis de serviço consistentemente elevados, independentemente do seu envolvimento.

    Ao melhorar a qualidade dos seus dados mestres e obter uma visão clara de cada um dos clientes, você pode começar a fornecer um engajamento personalizado que resultará em aumento de vendas e maior fidelidade do cliente. De fato, o aumento da personalização em mais canais pode aumentar os gastos gerais do consumidor em até 500%.

    Conclusão…

    Se algum desses desafios se aplicar à sua organização, então é hora de analisar a estratégia de gerenciamento de dados que você tem em vigor. Ela continuará a servir a finalidade para a qual foi criada? Se não, então talvez seja hora de uma atualização.

    Não importa em qual etapa da jornada de gerenciamento de dados sua organização esteja, esse webinar on-demand ajudará você a ter uma visão nova da sua estratégia. Aprenda sobre as oito etapas principais para o gerenciamento bem-sucedido do Master Data quando e onde você quiser:


Michael commercialise des solutions technologiques depuis près de deux décennies au niveau des fournisseurs, des partenaires et des agences. Chez Stibo Systems, Michael est responsable de la commercialisation de nos solutions MDM à travers l'Europe, à ces entreprises qui sont confrontées à la capacité d'utiliser leurs données pour améliorer l'engagement des clients et augmenter les ventes.
Despite his youthful appearance, Michael has been marketing technology solutions for nearly two decades at vendor, partner, and agency level. At Stibo Systems, Michael is responsible for marketing our MDM solutions across Europe, to those enterprise businesses who are challenged by the ability to use their data to improve customer engagement and increase sales.
Trotz seiner jugendlichen Erscheinung vermarktet Michael Lonnon seit fast zwei Jahrzehnten auf Hersteller-, Partner- und Agenturebene Technologielösungen. Bei Stibo Systems ist er für die europaweite Vermarktung unserer Stammdatenlösungen verantwortlich und unterstützt zukunftsorientierte Unternehmen dabei, mithilfe ihrer Daten die Kundeninteraktion zu verbessern und den Umsatz zu steigern.



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